Desmemórias vídeo 2021

© Carlos Fadon Vicente

 

O ensaio Desmemórias foi contemplado no edital 10/2020 do Programa de Ação Cultural (Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo), visando a realização de um vídeo sobre a obra — também intitulado Desmemórias — veiculado inicialmente na plataforma #CulturaEmCasa em https://culturaemcasa.com.br/video/desmemorias/.


Essa montagem audiovisual busca iluminar o processo de construção da obra. Sublinha os modos de pensar a criação de imagens e sua associação em microensaios. Tem por base uma seleção de obras feitas em diferentes circunstâncias no período 1976-2021. Luiz Duva, artista e VJ, foi o editor do vídeo.


A música de câmera contemporânea brasileira de Marisa Rezende, cedida pelo selo LAMI (ECA-USP), forma a trilha sonora. Essa escolha deriva da ressonância como eixo das composições, as quais tanto dialogam com a edição das imagens como se mantém como uma expressão em si. Num segundo momento o vídeo poderia ser assistido de 'olhos fechados', retomando em outro plano o entrelaçamento entre recordação e representação.